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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Meu nome é...

ALFABETIZAÇÃO



Objetivos:
 Refletir sobre os diferentes aspectos do sistema alfabético


Confira atividades para trabalhar a leitura e a escrita de nomes próprios no início da alfabetização infantil



Realizar atividades com nomes próprios no início da alfabetização é uma boa estratégia para que as crianças comecem a refletir e conhecer sobre o funcionamento do sistema alfabético. Segundo Ferreiro e Teberosky, no livro Psicogênese da Língua Escrita, o nome próprio torna-se a primeira escrita estável dotada de significação à criança, devido à identidade promovida ao aluno com o uso do seu nome e sua relevância cultural, pois faz parte da sociedade e marca seu território, sendo fonte de satisfação. Ao elaborar boas atividades de leitura e escrita do próprio nome e dos amigos, na fase inicial da alfabetização, a criança é levada a refletir sobre diferentes aspectos do sistema alfabético, como por exemplo:
 As diferenças entre as letras dos outros sinais gráficos; 
 A orientação esquerda-direita da escrita; 
 A estabilidade dos nomes em relação à quantidade de letras; 
 A escrita como significado cultural, já que identifica indivíduos e objetos; 
 A ampliação do repertório de letras;
 A possibilidadede de perceber que nomes diferentes se escrevem formas distintas; 
 A variedade e posição das letras para se escrever um nome.





Cartaz com os nomes
O nome próprio deve ser fonte de consulta para o aprendizado das letras e recurso para a escrita de outros nomes. Uma boa prática para a sala de aula é a seguinte: escreva os nomes dos alunos em ordem alfabética e em letra maiúscula, em um cartaz, para que os alunos possam identificar o próprio nome e o dos colegas, fazendo uso constante para a construção da escrita de novas palavras. Nesse cartaz devem apenas estar escritos os nomes dos alunos e não conter fotos, para promover reflexão constante.

No primeiro mês de aula 

Além da construção do cartaz com os nomes, proponha uma sequência de atividades com nomes próprios, como:
 Realizar atividades de escrita do nome nos pertences das crianças e nos trabalhos propostos no dia;
 Realizar escrita do nome no crachá;
 Promover chamada todos os dias, pedindo para que os alunos encontrem os nomes de quem não compareceu à aula, no cartaz de nomes;
 Pedir que encontrem o ajudante do dia no cartaz de nomes dos alunos.

O nome próprio torna-se a primeira escrita estável dotada de significação à criança, devido à identidade promovida ao aluno com o uso do seu nome, e à sua relevância cultural, pois faz parte da sociedade e marca seu território, sendo fonte de satisfação. 



Objetivos:
Ampliar o conhecimento sobre as letras do alfabeto 
 Ampliar o conhecimento sobre a escrita do próprio nome e dos nomes dos colegas 
 Refletir sobre o sistema alfabético 
 Usar as estratégias de leitura Conteúdo: leitura Tempo estimado: até que os alunos escrevam o seu nome e reconheçam os nomes dos colegas.



Fonte: Guia Prático da Educação Infantil

3 comentários:

Era uma vez... disse...

Oi minha querida miguxa passando pra deixar um "oi" e dizer que amei esse post mto bommmm. Tenha um final de sexta-feira maravilhoso!
Beijinhossss cheiiinhos de contos e encantos.

Si disse...

Oieee! Parabéns pelo blog!!! Muito, muito, muito bom de ótimo!!!
beijos

Pedagogia da Educação Básica disse...

Obrigada pela visita, volte sempre!

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